Os animais que já estão reabilitados, microchipados, castrados, vacinados e vermifugados
são fotografados e cadastrados no site com as seguintes informações:
• Data em que o animal foi resgatado;
• Sexo;
• Porte;
• Idade aproximada;
• Breve relato do animal.
Feito o cadastro, a opção “SOU DONO” ficará habilitada por 03 dias, para que, em casos de sumiço do animal, o responsável possa comprovar que o mesmo é seu e solicitar a sua devolução.
Após 03 dias, se ninguém requerer a devolução do animal, a opção “ADOTE-ME” será habilitada e a pessoa interessada poderá manifestar o seu interesse na adoção.
Preenchidas as informações, a empresa responsável pela captura irá entrar em contato com o candidato agendando dia e horário para a triagem.
Na ocasião, será feita uma entrevista como forma de garantir a posse responsável do animal.
Levamos muito a sério a posse responsável, por isso o tutor interessado em adotar um animal passará por uma entrevista prévia quando será verificado:
• O tipo de residência que possui (se é casa, apartamento, sítio, etc);
• Se todas as pessoas da família estão de acordo com a adoção;
• Histórico da pessoa com animais;
• Como é a sua rotina, dentre outras.
O objetivo é que possamos conhecer e entender melhor sobre suas possibilidades de cuidar bem do animal.
É de responsabilidade dos tutores a manutenção dos animais em perfeitas condições de alojamento, alimentação, saúde e bem-estar, bem como as providências pertinentes à remoção de dejetos por eles deixados nas vias públicas, além da adoção de métodos contraceptivos visando evitar reprodução descontrolada.
Adotar um animal é uma grande responsabilidade. A posse ou guarda responsável diz respeito
ao conjunto de atitudes que o tutor de um animal deve exercer, garantindo saúde,
alimentação, segurança, bem-estar, abrigo e qualidade de vida.
Por isso, antes de concluir a sua adoção, avalie alguns pontos:
Fase que pode demorar dias, semanas ou até meses e necessita de preparo psicológico para que tudo ocorra da melhor forma, tanto para a família quanto para o animal.
Os cães tendem a ser muito mais dependentes e apegados e acabam não lidando bem com a solidão. Os felinos, por sua vez, possuem hábitos mais solitários: não sofrem tanto com a ausência do seu dono e tendem a ser mais tranquilos quando sozinhos em casa. Fazer uma pesquisa sobre os hábitos e necessidade da família poderão ajudar na escolha.
Animais não são descartáveis! É preciso pensar que este animal ficará contigo até o final da vida dele. O abandono nunca deve ser uma opção.
Procure sempre um médico-veterinário de confiança para realizar o protocolo vacinal adequado ao seu bichinho. Não esqueça que imprevistos acontecem e, assim como os seres humanos, nossos bichinhos podem ficar doentes! Esteja sempre preparado e disposto a procurar ajuda caso aconteça alguma urgência ou emergência com seu pet.
A castração traz inúmeros benefícios ao seu pet, reduz, por exemplo, as chances de desenvolver alguns tipos de câncer, como de: mama, útero, próstata, testículos e infecções na bexiga. Diminui também os riscos de fugas e brigas, assim como os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por conta do período de cio.
A alimentação fornecida deve ser de boa qualidade e adequada à sua idade e estado fisiológico (filhote, adulto, sênior, castrado, gestante, lactante, sobrepeso). Tenha alimento e água sempre à disposição do seu animal.
Os bichinhos necessitam de um ambiente confortável e seguro para se abrigar e dormir. O local fornecido deve ser limpo, protegido de frio, calor e chuva. E devem ser proporcionais ao tamanho do animal.
Importantes para a manutenção da saúde do pet, serão necessários banhos e tosas semanais, quinzenais ou mensais, dependendo da pelagem do animal. Lembre-se de colocar este custo e tempo no planejamento.